Qual é o sistema operacional de PC mais usado do mundo?

 






O sistema operacional de um computador é um dos componentes mais importantes de toda a máquina — afinal, é a partir desta interface que cada pessoa vai acessar os programas e executar as tarefas diárias. Algumas das opções que lideram o mercado de sistemas para PCs fazem parte do cotidiano de várias gerações de usuários há décadas. 

De forma resumida, o sistema operacional é um grande software encarregado de gerenciar todos os recursos de um computador, com o controle dos componentes de hardware e software. Enquanto vários processos ocorrem em segundo plano, o SO traz uma interface gráfica para acessar e usar todas as ferramentas do computador — se isso não existisse, as pessoas ainda precisariam executar todas as tarefas com linhas de código.

Os sistemas operacionais de PC mais usados no mundo

Os dados são do site Statcounter, atualizados em março de 2024:

5. Chrome OS (2,27%)

O sistema operacional desenvolvido pelo Google é bem recente em comparação aos outros itens da lista, lançado apenas em 2009 com foco em notebooks com configurações mais simples de hardwares, também conhecidos como Chromebooks. A maior parte do sistema roda na nuvem e tem integração com outros serviços da empresa, como Documentos, Planilhas, Drive e Gmail.

A experiência de uso lembra muito o Google Chrome e, por conta das especificações mais leves, o sistema é muito usado no meio educacional. Vale lembrar que o Chrome OS é um sistema baseado no Linux, mas recebe uma categoria diferente por pertencer à Gigante de Mountain View.

Sistema do Google é conhecido por ser leve (Imagem: Anete Lūsiņa/Unsplash)
Sistema do Google é conhecido por ser leve (Imagem: Anete Lūsiņa/Unsplash)

4. Linux (4,05%)

E por falar em Linux, o Sistema Operacional do Pinguim ocupa a posição seguinte na lista, presente em 4,05% dos computadores em todo o mundo. A plataforma de código aberto normalmente é uma alternativa às opções pagas, como o Windows, e por isso pode ser instalado nas configurações de fábrica de muitos computadores.

As distribuições Linux — sistemas criados em cima do núcleo Linux — chamam a atenção pelas diversas opções de personalização, pois na prática é possível afirmar que há um Linux para cada tipo de necessidade. O sistema é conhecido ainda como uma solução confiável, segura e flexível para PCs, muito usada para computadores com servidores ou bancos de dados.

Linux é uma solução gratuita usada por muitas fabricantes (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Linux é uma solução gratuita usada por muitas fabricantes (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

3. Desconhecido (6,52%)

O Statcounter lista como desconhecido qualquer computador que não foi identificado pelo algoritmo da plataforma. Pode incluir pessoas que usam mecanismos de segurança para ocultar os dados e reforçar a privacidade da máquina, por exemplo, ou algum outro sistema que não tenha uma base de usuários tão grande. 

Nesse caso, dá para mencionar algumas distribuições do Linux e outros SOs que rodam com base em Unix, como é o caso do FreeBSD.

2. macOS (14,68%)

O macOS é desenvolvido pela Apple para os computadores da própria empresa e foi um dos responsáveis por introduzir uma interface gráfica nas máquinas pessoais. A primeira versão do sistema, lá em 1984, trouxe o uso do mouse e novos comandos para gerenciar arquivos e ajudou a construir este padrão. 

O sistema é inteiramente projetado para aproveitar a arquitetura dos computadores da Gigante de Cupertino e, por isso, não pode ser instalado de forma tradicional em outros PCs. Mesmo assim, é um sinal da presença da Apple e uma opção recorrente para designers e editores de vídeo.

macOS é responsável por otimizar toda a potência dos computadores da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)
macOS é responsável por otimizar toda a potência dos computadores da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

1. Windows 72,74%

O primeiro lugar não poderia ser outro: o software da Microsoft é praticamente um sinônimo de sistema operacional para PCs e justifica o reinado. Mesmo sendo uma solução paga, o Windows é conhecido por ser fácil de usar, personalizável e compatível com a maioria dos aplicativos e jogos lançados para computadores. 

Curiosamente, a versão mais recente dele não é a mais popular. O Statcounter aponta que o líder no mercado ainda é o Windows 10, de 2015.

Windows domina o segmento com folga (Imagem: Ricardo Resende/Unsplash)
Windows domina o segmento com folga (Imagem: Ricardo Resende/Unsplash)

E que fique claro: o Windows só é o líder no mercado de computadores. Quando o recorte envolve todos os sistemas operacionais usados no mundo, o primeiro lugar ainda é do Android, graças à presença nos dispositivos móveis.

E no Brasil?

O ranking no Brasil segue praticamente o mesmo padrão mundial, mas vale notar a diferença nas porcentagens, com domínio claro do sistema da Microsoft. Uma das principais variações está no macOS, que ocupa uma parcela de apenas 4,11% no país, muito provavelmente devido ao alto preço dos computadores da Maçã por aqui.

Veja a lista, com dados compilados pelo Statcounter até março de 2024:

  1. Windows 88,79%
  2. macOS 4,11%
  3. Desconhecido 3,29%
  4. Linux 3,25%
  5. Chrome OS 0,55%



Fonte: CanalTech
Share: